Pesquisa

Abílio-José Santos. Revelação II: Por índole, a experimentação

Abílio-José Santos. Revelação II: Por índole, a experimentação

O ciclo de exposições do artista maiato iniciado em 2019 nas galerias do Fórum da Maia com obra de poesia visual e concreta, vê-se cumprido com este segundo momento de revelação onde foi exibida a sua obra plástica e arte postal.

Com curadoria de Cláudia Melo e consultoria científica de Rui Torres (na componente da arte postal) a exposição é composta por cerca de 200 peças que se apresentam através de diferentes tipologias e técnicas como o desenho a gravura, a litografia, a monotipia, a pintura e as correspondências postais, selecionadas de entre o arquivo familiar do artista, completando-se com outros arquivos particulares essenciais (César Figueiredo, Fernando Aguiar e Galeria Alvarez/Jaime Isidoro).

Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. As obras revelam-se em ecossistemas próprios, intrinsecamente relacionados e que parecem ter sempre na origem a palavra, quer na sua condição semântica quer advinda do corpo, do gesto da escrita, do desenho, enquanto meio e matéria de trabalho.

FICHA TÉCNICA

BIOGRAFIA DO ARTISTA

Natural da Maia, Abílio-José Santos (1926-1992) foi poeta, desenhador e projetista.A sua obra é marcada por uma procura incessante de novos meios, renovados materiais e aprendizagens na senda de uma permanente politização da estética, com a insurreição contra todos os poderes dominantes a ocupar um lugar central. Sob a forma de versos, texto corrido, colagens ou outras manipulações gráficas, a justiça poética radicalmente crítica que está presente nas obras de Abílio impõe-se como implosão corrosiva dos discursos instituídos sobre arte, política e sociedade. A sua obra poética é marcada por uma experimentação intersígnica que recorre a um variado conjunto de técnicas e meios materiais, assim, atribuindo à materialidade da escrita novas expressividades.O seu trabalho na área da poesia visual é tão pioneiro quanto radical. Estando representado nas principais Antologias do experimentalismo, o trabalho do autor é até agora muito pouco conhecido e publicado.
[excerto da Biografia escrita por Bruno Ministro]

+ info

ATIVIDADES PARALELAS
OFICINA DE GRAVURA
30 JUN, 19h00
FÓRUM DA MAIA
Oficina demonstrativa de gravura in loco, no momento da inauguração.
Reprodução de matriz de uma gravura do artista Abílio-José Santos.
A oficina será ministrada pelo Mestre de Gravura Tomás Dias e Kátia João.
Entrada livre

EDIÇÃO DE SERIGRAFIA
“CELEBRAR ABÍLIO”
Edição de serigrafia comemorativa do ciclo de exposições de Abílio-José Santos, promovida pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia.

CONVERSA E LANÇAMENTO DO CATÁLOGO
21 OUT, 21h00
FÓRUM DA MAIA
Conversa informal onde se discutirão temas essenciais à compreensão e descoberta da obra plástica e da arte postal de Abílio-José Santos, tendo como referência a exposição patente.
Participantes: Cláudia Melo, Rui Torres, Fernando Aguiar, Tomás Dias, entre outros.
Lançamento do catálogo que compila conteúdos das duas exposições com obra de Abílio-José Santos promovidas pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia - “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS REVELAÇÃO II: POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO” Obra plástica e arte postal (2022) e “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS REVELAÇÃO: CONCRETOS E VISUAIS” Poesia experimental (2019).
Entrada livre


SERVIÇO EDUCATIVO

VISITAS ORIENTADAS
As visitas orientadas pretendem contextualizar as obras de Abílio-José Santos em exposição, e a sua abordagem experimental de diversas técnicas, materiais e processos.

PÚBLICO GERAL
24 JUL, 10h00 • 16 OUT, 10h00

COMUNIDADE ESCOLAR
25 JUL, 10h00 • 28 JUL, 14h30

OFICINAS PARA FAMÍLIAS

As propostas de Oficinas para famílias explorarão dois dos formatos mais
relevantes apresentados na exposição: a Arte Postal e a Impressão. Nestas
oficinas daremos eco ao experimentalismo e ao foco no processo, enquanto
aspetos fundamentais do processo artístico de Abílio-José Santos.

OFICINA DE ARTE POSTAL
“MENSAGEM ESCONDIDA”
24 JUL, 11h00 • 25 SET, 11h00 • 08 OUT, 11h00
FÓRUM DA MAIA

Luzes e sombras, formas e cores espreitam por toda a parte nesta exposição. Mas estas obras não se ficam pelas paredes. Afinal a arte também pode ser postal, e levar mensagens a todo o mundo. Vamos explorar composições com ajuda da luz, para construir um postal de família com uma mensagem secreta.

OFICINA DE IMPRESSÃO
“MÃOS À OBRA…GRÁFICA!”
17 SET, 11h00 • 01 OUT, 14h30
FÓRUM DA MAIA

Que imagem é esta que surge no espelho? Que seres fantásticos nos escondem os objetos do dia-a-dia? Nesta oficina vamos explorar a magia das impressões únicas a que chamamos de monotipias, recorrendo a técnicas mistas de gravura e colagem para criar mundos cheios de texturas, cores e padrões.

CURSO PARA COMUNIDADE ESCOLAR (ENSINO SUPERIOR)
“EM PROCESSO - ABORDAGENS EXPERIMENTAIS A PARTIR DA OBRA DE ABÍLIO-JOSÉ SANTOS“

Curso com dois módulos consecutivos, onde se abordarão noções de caligrafia e desenho, estabelecendo relações entre a imagem, a palavra e o processo de composição.
Neste curso daremos eco ao experimentalismo e ao foco no processo, debruçando-nos sobre aspetos fundamentais na obra de Abílio-José Santos. Ao longo de dois módulos os participantes terão a oportunidade de explorar noções técnicas de caligrafia, desenho, pintura e impressão que se articulam com conceitos sobre a imagem, a palavra, a poesia visual e o processo de composição.

Programa:

MÓDULO 1
- Desenho, Caligrafia e Abstração;
- Poesia experimental e Atmosferas.

MÓDULO 2
- Pintura gestual;
- Olhar Macro, Monotipia e Técnicas Mistas.

Datas: 20, 22, 27 e 29 SET, 6 e 7 OUT
Horários: 10h00 às 13h00 ou 14h00 às 17h00
Público: Comunidade escolar do ensino superior
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt
Pré-requisitos: No ato da inscrição deverá selecionar o horário pretendido (manhã ou tarde). Cada bloco horário inclui os dois módulos.
Local: Fórum da Maia
Gratuito

Ações concebidas e orientadas pelo COLETIVO A R i S C A (Inês Soares | Patrícia do Vale | Raquel Sambade)

OFICINAS PARA ESCOLAS
Inseridas no âmbito da exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS REVELAÇÃO II: POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, as visitas e oficinas promovidas pelo Serviço Educativo do Fórum da Maia propõem atividades lúdico-expressivas, de índole cultural, dedicadas aos temas e às técnicas de Abílio-José Santos, procurando proporcionar ao público escolar uma aproximação à vida e obra do artista maiato.

OFICINA DE PINTURA
“TÉCNICAS MISTAS”
TERÇA A SEXTA, POR MARCAÇÃO
FÓRUM DA MAIA
Partindo da palavra e recorrendo ao seu carater experimentalista, com tintas, “guaches”, jornais, revistas e até banda desenhada, abordaremos algumas das principais técnicas de Abílio-José Santos na elaboração das nossas pinturas abstratas.

INSCRIÇÕES
As atividades do serviço educativo são gratuitas mas sujeitas a inscrição através do e-mail infocultura@cm-maia.pt, vagas limitadas.
Mais informações: 22 940 8643

FICHA TÉCNICA

Organização
Câmara Municipal da Maia
Pelouro da Cultura e Conhecimento

Coordenação geral
Mário Nuno Neves
Vereador do Pelouro da Cultura e Conhecimento

Coordenação executiva
Sofia Barreiros
Chefe da Divisão da Cultura

Curadoria
Cláudia Melo

Consultadoria Científica
(componente arte postal)
Rui Torres

Consultadoria Técnica
(componente impressão)
Tomás Dias

Design Gráfico
Miguel Brugo Rocha

Pesquisa Documental
Bruno Carvalho

Serviço Educativo
COLETIVO A R i S C A (Inês Soares | Patrícia do Vale | Raquel Sambade)
Serviço Educativo do Fórum da Maia

Produção
Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia
Pé de Cabra

Agradecimentos
Bruno Carvalho e restante família de Abílio-José Santos
Fernando Aguiar
César Figueiredo
Galeria Alvarez/Daniel Isidoro