Exposição "Mapas de Memórias da Maia"

Celebra-se este ano a 26 de janeiro o Dia Nacional da Participação, que visa reforçar a importância da participação cívica nos modelos de governação democrática.Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal apresenta a Exposição “Mapas de Memórias da Maia”, uma mostra que conta com a participação da comunidade maiata e de Gil Moreira, em parceria com a Câmara Municipal da Maia.Esta exposição apresenta um conjunto de Mapas de Memórias que, através de ilustrações ficcionadas pelos cidadãos da Maia, se traduz num registo gráfico inovador. Com recurso à técnica de desenho à mão livre, as ilustrações de Gil Moreira foram inspiradas nos dialectrogramas de Mitch Miller. O desenvolvimento deste projeto teve como base as memórias coletivas dos cidadãos, que foram convidados, no âmbito do processo participativo do PDM, a partilharem as suas recordações e a construírem um diagnóstico colaborativo. Gil Moreira acredita que este trabalho reflete uma visão romântica do passado, mas também representa um enorme valor para o futuro do Município. Devido ao esforço coletivo de identificação de imagens, narrativas e vivências, a exposição poderá inspirar a construção de novos futuros para o território da Maia. Com o intuito de ser um tributo a todos os cidadãos que participaram neste inovador processo de envolvimento na construção do Plano Diretor Municipal da Maia, a mostra “Mapas de Memórias da Maia” pretende evidenciar o valor da comunidade como um dos maiores recursos para pensar o futuro dos territórios.

+ info

Horário: segunda das 18.00h às 23.00h | terça a sexta das 09.30h às 23.00h | sábado das 09.30h às 22.30h

Entrada livre