Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

Exposição
PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA JOÃO ÁLVARO ROCHA 2022 - EXPOSIÇÃO DE PROJETOS
10 – 31 JAN.

No seguimento da 1ª Edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, a Câmara Municipal da Maia promove, de 10 a 31 de janeiro, no Fórum da Maia, a exposição de projetos resultantes das candidaturas admitidas.
Organizado pela APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional Norte, o Prémio, não pecuniário, de iniciativa autárquica e com periodicidade bienal, destina-se à valorização, reconhecimento e promoção de Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.
A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 - 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.
Os resultados desta 1ª Edição serão anunciados no ato de inauguração da exposição dos trabalhos, na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia, que contará com uma conversa com o júri constituído pelo engenheiro Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, pelos arquitetos José Gigante, em representação da APJAR, Teresa Fonseca, designada pela Ordem dos Arquitetos, José Miguel Rodrigues e pelo pintor José Maia.

Visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00
Entrada livre

Informações disponíveis em pma.joaoalvarorocha.pt, e nos sites da Câmara Municipal da Maia e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

Exposição
“Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha 2022 - Exposição de Projetos”
10 a 31 de janeiro

Exposição de projetos resultantes das candidaturas admitidas no âmbito da primeira edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha. Os resultados desta 1ª Edição serão anunciados no ato de inauguração da exposição dos trabalhos na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia, que contará com uma conversa com o júri.

+ info

Serviço Educativo
Paralelamente à exposição será apresentado um projeto de serviço educativo desenvolvido com intuito de promover uma aproximação entre a comunidade e a Arquitetura, enquanto forma de expressão.

Oficinas

“Uma Casa”
Nesta oficina desenvolvida para famílias e para a comunidade escolar (pré-escolar e ensino básico), procuraremos explorar o desenho interior das habitações desafiando a criatividade dos nossos construtores. Cada grupo criará uma divisão da casa e, no final, combinaremos os trabalhos realizados para juntos construirmos a nossa singular criação.
Oficinas para famílias
14, 15, 21, 28 e 29 de janeiro
11h00 – 12h30
Famílias, crianças dos 5 aos 10 anos

Oficinas para escolas
10 a 31 de janeiro, de segunda a sexta (exceto quartas e quintas à tarde)
11h00 - 12h30 / 15h00 - 16h30
Crianças dos 4 aos 10 anos

“O Júri”
Saber analisar arquitetura. Tomar consciência da qualidade do desenho e do pormenor, da adaptação do projeto ao programa, são alguns dos objetivos desta atividade desenvolvida para o público escolar (ensino secundário). Na oficina “O Júri.”, por um dia, experienciaremos como será definir critérios e avaliar, segundo os mesmos, um concurso de arquitetura.
Oficinas para escolas
10 a 31 de janeiro, de segunda a sexta (exceto quartas e quintas à tarde)
11h00 - 12h30 / 15h00 - 16h30
Estudantes dos 14 aos 18 anos

Inscrições

As atividades do serviço educativo são gratuitas, mediante inscrição prévia através do email apjar@joaoalvarorocha.pt, com mínimo de uma semana de antecedência.

Atividades sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.