Lançamento da "Revista da Maia" e do livro “Monges, Mosteiros e Territórios – nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”

No dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h00, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia lança publicamente duas publicações, a “Revista da Maia” e o livro “Monges, Mosteiros e Territórios – nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”.

Revista da Maia 2021-22

Este é o primeiro número duplo da nova série da Revista da Maia.
Por vicissitudes várias, pandémicas e não pandémicas, agregamos o número correspondente a 2021 ao de 2022, abarcando vários trabalhos que dão origem a este “número duplo”.
Iremos encontrar artigos sobre a Maia, indo desde a Idade Média até à contemporaneidade, dando visibilidade a trabalhos de investigação baseados em documentação histórica.
Nestas páginas abordamos aspetos da vida de maiatos ilustres, como sejam Gonçalo Mendes da Maia, D. José Alves Correia da Silva ou o Doutor Vieira de Carvalho. Passamos por locais como a Rua do Sol, uma das mais caraterísticas das ruas da freguesia de Barreiros. E lembramos os 20 anos do Museu e o “Santo Preto da Maia”.
Venha descobrir a Maia.

O atual edifício da Igreja do Divino Salvador de Moreira foi “inaugurado” em 1622, no dia 3 de maio, dia da festa da Invenção da Santa Cruz. Nesse dia foi o Santíssimo mudado para a nova Igreja, com grandes festas e solene procissão, segundo nos conta o Padre Joaquim Antunes de Azevedo.
A Capela-mor havia sido começada e acabada antes, por 1590, sendo depois necessárias algumas adaptações na junção com o novo corpo da Igreja. Mas só em 1677 foi finalizado o seu retábulo.
Há 251 anos, o Mosteiro de Moreira foi extinto e anexado ao Convento de Mafra. Há 250 anos o edifício do Mosteiro e as suas terras foram vendidas em hasta pública.
Dadas todas estas circunstâncias, a Câmara Municipal pensou evocar estas datas com a realização de um conjunto de atividades de índole cultural, abertas à população. Uma das atividades foi o colóquio subordinado ao tema Monges, Mosteiros e Territórios, que reuniu um conjunto de estudiosos que apresentaram contributos para o estudo do Mosteiro de Moreira, agora plasmados neste livro