Agenda mês de maio_Biblioteca

Agenda da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho para o mês de maio.

2 a 27 de maio

Exposição

Redefinições - Exposição de Escultura de Manuel Ribeiro

Nela, partindo da arte ecológica, o multifacetado artista maiato Manuel Ribeiro apresenta-nos um infindável universo de possibilidades criativas, tornadas realidade através das suas peculiares técnicas construtivas, potencializadas pela própria Natureza.

Primando pela sua vertente educacional, não descurando, simultaneamente, a experiência estética, serão expostas na Galeria da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, de 2 a 27 de maio, um conjunto de obras que incitam à descoberta do imaginário do seu autor, assim como à valorização de todos os nossos recursos.

Horário | segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

Atreve-te e leva

Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da Biblioteca. Desafiaremos assim o leitor a explorar o tema que mais lhe agrada mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.

Contos Contigo Conto - Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Flávio e os Dentes Assustadores”, de Jarvis, e para os mais pequeninos, “Ave Rara!”, de Rocio Bonilla.

Locais | Escolas / Biblioteca Municipal

Público-alvo | infantil

Atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)| tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração | 45 min

BiblioConto Sénior - Hora do Conto

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração | 45 min

Locais | Lares e Centros de Dia

Público-alvo | Sénior

6 de maio, 16h00

Encontro com o Escritor Amadeu Baptista

A Biblioteca Municipal Maia, promove o encontro com o escritor Amadeu Batista a em torno do seu livro “Último Outono”, com 30 fotografias de Maria Manuela Mendes Ribeiro. Uma explosão de cor varre a madrugada com pássaros estonteados, cânticos ao encontro do céu queimado, folhas nómadas que dançam, deixam a noite espessa alumbrada de ocultos rubis, esmeraldas, turmalinas, sob o lume das estrelas. E tudo se transfigura em beleza passageira, em nostalgia, como se no cais um barco partisse até ficar um ponto indistinto.

Local | Café Concerto

6, 13, 20 e 27 de maio, 11h30

Histórias Fiadas - Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Duração | 20 min

Local | Biblioteca Municipal

Público-alvo | para famílias com crianças até 10 anos

18 e 19 de maio

Comunidade de Leitores

“Oh William!”, de Elizabeth Strout

O ciclo da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “Leitura em Movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais.

Horário | Dia 18 às 15h00,  e dia 19 às 21h00

Público-alvo | juvenil-adulto

27 de maio, 15h00

Encontro com a escritora Catarina Gomes

A Biblioteca Municipal Maia, promove o encontro com a escritora Catarina Gomes  em torno do seu livro “Terrinhas”. “A alegria e a comovente ternura na avaliação da vida e da morte, associadas a uma escrita fluida e elegante, dão a este romance um indiscutível alcance literário, que importa valorizar e divulgar”, realçou o júri do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís.

27 de maio, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

Local | Café Concerto

FICHA TÉCNICA