Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023

19 de maio a 15 de outubro
BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA MAIA 2023_FOI PARA CAMINHAR QUE AQUI CHEGUEI

A Bienal

Foi para caminhar – cuidar o futuro, com sentidos despertos, pensamento flexível, disponibilidade para o novo e o fulgor de imaginar – que aqui chegamos. Para, numa dimensão humana e global, revelar um campo diverso de novas possibilidades e soluções.

A obra de arte encerra realidades que o futuro desvenda, mostrando o que está à vista, mas poucos veem. Liberta de realismos, abrindo-se a todas as possibilidades do real. A cultura, além de estimular a sensibilidade e a curiosidade sobre o desconhecido, proporciona o autoconhecimento, promove a esperança e amplia imaginários. Dessa forma, enriquece-nos com representações simbólicas que refutam as hegemonias culturais.

A Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023 atuará no campo das utopias-realizáveis, apresentando novos autores e temáticas diversas. Será um lugar de imaginário social, reflexão política e partilha cultural.

A seleção de obras e eventos apresentados nos diversos espaços do centro da maia pretende provocar reflexões sobre o lugar da cultura na democracia e na sociedade. Seguindo as direções do passado, e dando continuidade ao luminoso caminho percorrido, a maia continuará a ser um lugar de pensamento crítico, experiência estética, formação artística, disseminação do acesso às artes e promoção da diversidade cultural. Um lugar do valor humano, intelectual, emocional e sensorial.

O dinâmico programa da Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023, além de inclusivo e democrático, pretende ser transformador numa rutura com o estabelecido, reconhecendo a importância do contacto direto com as pessoas. Acreditamos que os públicos convocados para os múltiplos eventos expandirão a bienal. Enquanto mostra de arte jovem, ela reconhecerá os modos divergentes de ser jovem na sociedade contemporânea, reclamando a heterogeneidade da juventude.

A realização desta edição será mais do que um momento de afirmação da cultura contemporânea na maia, sublinhando também a importância e urgência da descentralização cultural. Queremos dar um contributo para a expansão do meio artístico nacional, revelando e explorando lugares de cultura que estão além dos grandes centros.

O programa da Bienal de Arte Contemporânea da Maia de 2023 apresenta uma variedade de eventos que contemplam a exposição central, mostras de performances, ativações performativas de obras, uma mostra de vídeo com extensão online, obras no espaço público, concertos, cursos e workshops com artistas, conversas e debates com agentes artísticos.

Nesta bienal de arte multidisciplinar coabitarão criações trans e interdisciplinares que intersectam as artes plásticas com a literatura, a música, a dança, a performance, o design e o cinema. A exposição central no fórum da maia, nos espaços circundantes e nas ruas do município será uma oportunidade para enunciar e manifestar, criando espaços de convívio, partilha e conhecimento.

As propostas de formação e criação, a ativação das instalações e as performances – entre as quais as de degustação – seguirão modelos comunitários. A investigação e criação de pratos gastronómicos, a apresentar em quatro performances e um workshop, são uma proposta de redescoberta dos produtos locais e de renovação da nossa gastronomia. O programa de arte e educação, incluindo cursos e formações orientados por artistas, propõem um debate em torno da cultura, da memória e da identidade.

Acreditamos que as práticas artísticas contemporâneas tecem relações concretas com o mundo de onde emergem. Nesta bienal convocamos o pensamento contemporâneo, os temas da arte do nosso tempo, bem como os temas que surgem de outras áreas de expressão e sociabilidade humana. Questões como a arte e ativismo contra as diversas formas descriminação (racial, sexual, religiosa, entre outras) ou a promoção da cidadania e sustentabilidade ambiental serão algumas das temáticas abordadas pelos criadores.

Locais: Fórum da Maia, Município da Maia, online

Eventos: exposições, mostra de vídeo, performances, concertos, intervenções no espaço público, residências artísticas, criações online, conversas, debates, visitas orientadas e oficinas

Áreas artísticas: artes plásticas, vídeo-arte, performance, cinema, música, som, arte digital, design, publicações de artista, literatura

FICHA TÉCNICA